segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Proposição de ideias aos professores - 15/02/2017


Na noite de 15/02/2017, tivemos a segunda aula de Prática de Gerenciamento de Projetos. A proposta desta aula era de apresentar ideias para o desenvolvimento do projeto aos professores ‎Ivan Francolin Martinez‎ e José Braz de Araujo.

A equipe, que já havia sido formada na última aula (08/02/2017), esteve durante toda a semana focada em pensar em aplicações que solucionassem problemas do cotidiano. Ao todo, foram 8 contribuições, das quais 5 foram eleitas relevantes e adequadas à disciplina.

Antes de apresentá-las, realizamos uma breve reunião em sala de aula para selecionar as 3 melhores ideias propostas durante a semana.

Primeiramente apresentamos as três ideias ao professor Ivan. De primeira uma delas já foi descartada, restando ainda outras duas a serem consideradas, por mais que ainda houvesse muitas dúvidas com relação ao funcionamento e tecnologias. Em seguida, apresentamos as três ideias ao professor Braz. Mais uma vez, tivemos uma das ideias deixada de lado, restando as outras mesmas aplicações sugeridas pelo professor Ivan. Os dois professores fizeram questionamentos com relação às propostas apresentadas e solicitaram que resolvêssemos estes problemas para decidirmos qual seria a aplicação a ser desenvolvida durante todo o semestre.

Após discutirmos sobre os questionamentos dos professores chegamos a conclusão de qual seria a nossa ideia principal. Então, nos reunimos novamente (dessa vez com os professor Ivan e Braz juntos) e apresentamos possíveis soluções para seus questionamentos. A surpresa veio: o primeiro grupo com o escopo aprovado.

A ideia do projeto é criar uma aplicação que facilite a recuperação de objetos perdidos, com chat em tempo real, notificações por e-mail, utilização de geolocalização, etc. O sistema irá colocar em contato a pessoa que perdeu e a pessoa que achou o objeto, tornando a recuperação deste mais fácil e mais ágil. Todo o processo será feito de forma anônima e ficará a critério dos usuários expor os seus dados e outros meios de contato.

Sendo assim, da forma mais sugestiva possível, não podíamos criar nome melhor para a equipe: São Longuinho.

O próximo passo agora é documentar o escopo do projeto e as tecnologias a serem utilizadas. Devemos formalizar isto em um documento e criar uma apresentação com este tópico. Apresentaremos oficialmente a ideia aos professores e toda a turma, a fim de recebermos críticas e sugestões para o bom funcionamento da aplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário