terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Enfim a apresentação! - 22/02/2017

Chegou o dia da primeira apresentação do nosso projeto de A6PGP! Neste dia, todos os grupos deveriam apresentar ao professores e aos colegas as suas ideias, bem como suas definições, tecnologias e metodologias a serem utilizadas.

Por meio de sorteio, a equipe São Longuinho foi selecionada como a quinta equipe a se apresentar. Contudo, devido a alguns problemas ocorridos com outras equipes, acabamos sendo o terceiro projeto a ser apresentado.

Ao final da apresentação, os professores Braz e Ivan fizeram questionamentos com relação à algumas escolhas que tivemos para desenvolver o projeto, além de dar algumas dicas que facilitariam o escalonamento da nossa aplicação no futuro. 

Um ponto levantado por ambos os professores foi o nome da nossa aplicação. Até então, tínhamos escolhido como nome para o aplicativo o mesmo nome da equipe: São Longuinho. Contudo, devido às intenções de internacionalização, talvez esse não fosse o nome mais adequado, uma vez que há lugares em que este Santo não existe. Sendo assim, fomos para a casa com a tarefa de escolher um nome que pudesse ser utilizado em qualquer lugar do mundo. 

Fomos questionados também quanto à utilização de um banco de dados geoespacial para armazenar os dados de localização dos objetos. Neste caso, o professor Ivan nos indicou a utilização desta tecnologia e, após algumas pesquisas, pudemos constatar que este tipo de banco de dados facilita a manipulação de dados geoespaciais e isso será essencial para o funcionamento do nosso aplicativo. Além disso, foram citadas também a utilização de padrões de internacionalização como o i18n, por exemplo e a utilização do Amazon RDS.

Anotadas todas as críticas e sugestões, agora a equipe São Longuinho tem como tarefa ponderar cada um dos pontos levantados e solucionar os problemas apresentados. 

Na próxima quarta-feira (01/03/2017) não teremos aula de A6PGP, o que não significa que não haverá trabalho. Muito pelo contrário: utilizaremos a parada do Carnaval para acelerar! Os próximos passos agora são, além da solução dos problemas levantados na apresentação, o desenvolvimento de parte da análise do projeto além da estruturação das entidades e modelos para o banco de dados da aplicação. 

Não vemos a hora de começar a desenvolver esta belezinha! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário