sexta-feira, 31 de março de 2017

REST API - 31/03/2017



O sistema StLocator tem a proposta de oferecer seus serviços em forma  de API, supondo um eventual crescimento da aplicação e ou integração com outros sistemas que estendam e ou agreguem de alguma forma à solução para restituição de bens perdidos, portanto o nosso servidor utilizará o modelo de arquitetura REST.

Transferência de Estado Representacional, em inglês, Representation State Transfer, ou REST, é um termo datado de 2000 na tese de doutorado de Roy Fielding, um dos principais autores das especificações do protocolo HTTP e co-fundador do projeto Apache Web Server. A própria rede mundial de computadores é um exemplo de aplicação funcionando em REST. Essa tecnologia aproveita o protocolo mais utilizado e seus métodos para realizar transações stateless. Também conhecidos como HTTP verbs, pode-se citar entre os mais comuns: GET, POST, PUT, DELETE.  O paradigma “sem estado” dessas transações de requisição entre cliente e  servidor torna cada um delas únicas, poupando o lado do cliente de tratar comunicação com banco de dados, logs, cache, etc., e da mesma forma o lado servidor não lida com interface, experiência de usuário, logo tal divisão permite liberdade de evolução distinta para os ambientes. A partir desse princípio o modelo de serviço converge com o estrutural da aplicação, que a princípio considerou-se tratar de um MVC, quando na prática acaba se tornando um MVW, Model View Whatever,  o tanto faz é uma bem humorada definição sugerida pela equipe do Angular JS que significa utilizar  o que for mais adequado para aplicação, seja MVC, MVVM ou o MVP. Neste momento utilizaremos o MVC, contudo outras abordagens poderão ser analisadas durante o desenvolvimento.

Nosso servidor REST terá diversos tipos de respostas de acordo com as  requisições clientes, pois disponibilizaremos respostas em JSON, XML, HTML e CSV, o que permite uma integração com aplicações Web e Mobile.

Um comentário: